SOBRE

Ana Berredo, designer de joias, carioca, artista. Sua arte traduz a brasilidade em joias, conceito sempre presente nas suas criações. Utilizando ouro, prata e muitas pedras brasileiras, a designer cria obras de arte em forma de acessórios.

Estudou na ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial no Rio de Janeiro e desenvolveu sua arte em Lausanne-Suíça, onde aprendeu ourivesaria com o designer Werner Baumann. Esses dois pilares foram fundamentais para a evolução de sua técnica, purismo de formas, o requinte e o acabamento de sua criação. Ana Berredo também estudou desenho com Gianguido Bonfanti na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

A busca por novas formas é uma constante em seu trabalho. Cada peça conta uma história

1Histórico Ana Berredo
Ao importar processos metalúrgicos de transformação para sua produção e utilizar matrizes inéditas, feitas a partir de peças sucateadas resgatadas em oficinas mecânicas e ferros velhos, a Ana Berredo consegue dar as suas peças efeitos artesanais diversos, com agilidade e viabilidade produtiva. Para conseguir atingir este nível produtivo a Ana Berredo investe em pesquisas e busca apoio em órgãos de apoio, que viabilizem seus estudos e desenvolvimento. Graças a esta forma de atuação que a Ana Berredo ficou entre as 89 empresas contempladas, participantes pela PUC/RJ do programa PRIME Primeira Empresa, FINEP, 2009 - Inovação na Produção.

Em 2009 participou do Fashion Business – um dos eventos mais importantes no mercado de moda brasileira – em sua 13° edição. O espaço APL Joia Carioca sediou o evento onde Ana Berredo expôs sua coleção orgânica em ouro, prata, madeira e gemas brasileiras.

Ainda em 2009 começou a trabalhar com a Incubadora de Empresas da Universidade Veiga de Almeida que catalisa e difunde a inovação. A partir de então Ana Berredo passou a receber o apoio necessário para dar início à formalização do seu empreendimento e ao reposicionamento da sua marca como referência no mercado de joias brasileiro.

Foi selecionada pela parceria FINEP/SEBRAE, para o projeto PRIME – Incentivo às Empresas Nascentes Inovadoras de 2009, com o projeto “Importação de Processos Metalúrgicos de Transformação para a produção de Joias”. Concluiu o projeto com êxito em 2010.

Consolidando sua presença no mercado e apontando uma nova fase, a empresa Ana Berredo inaugura seu ateliê em maio de 2010, em Ipanema, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Desenvolveu o projeto “Joias Multifacetadas” que foi selecionado para o Edital Inovação do Design no Rio de Janeiro de 2011, promovido pela parceria FAPERJ/SEBRAE/FIRJAN, conseguindo apresentar excelentes resultados na finalização do projeto, rendendo matéria sobre seu êxito na Edição 21 de Dezembro de 2012, da revista da FAPERJ. O projeto foi desenvolvido pela empresa e teve como objetivo principal criar uma linha inovadora de Joias Multifacetadas, agregando as peças de metal, pedras ou adornos, que poderiam ser trocados, de acordo com a vontade e a necessidade do cliente.

Convidada para expor seu trabalho no Espaço Joalheria, no evento Casa Cor de 2011 – A maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.

Em 2011 Ana Berredo foi selecionada, entre outros designers, para participar do livro A joia do Rio: de ofício secreto a design contemporâneo, escrito por Maria Regina Machado Soares e com imagens registradas pelo fotógrafo Marcos Vianna. A peça escolhida foi o brinco “Carambola” em ouro 18 k fosco e brilhante.

Em Setembro de 2013 o “Anel Ajuste”, fruto do projeto “Joias Multifacetadas”, foi premiado no concurso IDEA/BRASIL. Este prêmio é a versão brasileira do IDEA – International Design Excellence Awards, a principal premiação de Design dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo, realizado pela IDSA – Industrial Designers Society of America, a maior e mais representativa entidade de design norte-americana. A IDSA endossa o IDEA/Brasil, que é a única edição do prêmio fora dos Estados Unidos e é uma vitrine da excelência do design brasileiro no mercado internacional.

Ainda em 2013 foi selecionada no Edital Apoio ao Desenvolvimento do Design da FAPERJ – Fundação de Apoio à Pesquisa no Rio Janeiro – com o projeto “Desenvolvimento do Processo de Prototipagem Rápida para Linha de Joias Multifacetadas”. Concluiu o projeto com êxito no ano de 2014.

Participou da mostra Rio + Design na edição de 2014 com a linha de Joias Multifacetadas.

Na edição de 2015 com o brinco Escher.

Na Rio + Design promovida em Milão, em 2015, com as peças Bumerangue, Expansão e Marajoara - são trabalhos feitos em metal e madeira.

Na Rio + Design, 2016, com as peças Pistilo e Raízes.

O Rio + Design é um evento promovido pela SEDEIS – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro, desde 2008, com o objetivo de incentivar a utilização do design como ferramenta de inovação e agregação de valor ao produto fluminense. No âmbito internacional, desde 2009, a Rio + Design Milão é realizada na Itália.

Em 2017 expôs seus trabalhos no Central Exhibition Hall Manege – Moscou, com o grupo Collect Brazilian Gallery.

Em Outubro de 2017 também participou de uma exposição em Paris, com o grupo Collect Brazilian Gallery, no Carrousel Louvre.

Em Março de 2018 participou da exposição Dubai Index 2018