SOBRE


Ana Berredo, criadora de joias, carioca, artista. Sua arte traduz a brasilidade em joias, conceito sempre presente nas suas criações. Utilizando ouro 750 (18k), prata 750 e muitas pedras brasileiras, a designer cria obras de arte em forma de acessórios.
Ana Berredo estudou na ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial no Rio de Janeiro, graduando-se em Desenho Industrial em 1975. Desenvolveu sua arte em Lausanne-Suíça, onde aprendeu ourivesaria com o mestre Werner Baumann, pilar fundamental para a evolução de sua técnica e para o purismo de formas, o requinte e o acabamento de sua criação. Ana Berredo também estudou Desenho, em, com Gianguido Bonfanti na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
A busca por novas formas é uma constante na produção de Ana Berredo. Cada peça tem uma história própria. Ana Berredo investe em pesquisa de materiais, desde que iniciou sua trajetória artística. Ao incorporar processos metalúrgicos de transformação para sua produção e utilizar matrizes inéditas, feitas a partir de peças sucateadas resgatadas em oficinas mecânicas e ferros-velhos, Ana Berredo consegue dar às suas peças efeitos originais.
Ana Berredo Joias participou, em 2009, do edital PRIME Primeira Empresa, FINEP/PUC Rio, 2009 - Inovação na Produção com o projeto “Importação de Processos Metalúrgicos de Transformação para a Produção de Joias”, concluído o projeto com êxito em 2010.
Ana Berredo participou do Fashion Business – um dos eventos mais importantes no mercado de moda brasileira – em sua 13ª edição, de 2009. O espaço APL Joia Carioca sediou o evento, onde Ana Berredo expôs sua coleção orgânica em ouro, prata, madeira e gemas brasileiras.
Ana Berredo inaugurou seu ateliê em maio de 2010, em Ipanema, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em 2011 Ana Berredo desenvolveu o projeto “Joias Multifacetadas”, que foi selecionado pelo Edital Inovação do Design no Rio de Janeiro promovido pela parceria FAPERJ/SEBRAE/FIRJAN, apresentando excelente resultado na finalização do projeto, o que rendeu matéria de destaque na Edição de dezembro da revista Pesquisa Rio, da FAPERJ. O projeto teve como objetivo criar uma linha inovadora de Joias Multifacetadas, agregando em uma única peça, componentes de metal, pedras ou adornos, intercambiáveis de acordo com a conveniência do cliente.
Também em 2011 Ana Berredo foi convidada a expor seus trabalhos no Espaço Joalheria, do evento Casa Cor Rio, a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.
Ainda em 2011 Ana Berredo foi selecionada, entre outros designers, para participar do livro A Joia do Rio, texto de Maria Regina Machado Soares, com imagens registradas pelo fotógrafo Marcos Vianna. A peça de Ana Berredo escolhida foi o Brinco “Carambola”, em ouro 18 k, fosco e brilhante.
Em 2013 o “Anel Ajuste”, fruto do projeto “Joias Multifacetadas” de Ana Berredo, foi premiado no concurso IDEA/BRASIL. Este prêmio é a versão brasileira do IDEA – International Design Excellence Awards, a principal premiação de Design dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo, realizado pela IDSA – Industrial Designers Society of America, a maior e mais representativa entidade de design norte-americana. A IDSA
endossa o IDEA/Brasil, que é a única edição do prêmio fora dos Estados Unidos e é uma vitrine da excelência do design brasileiro no mercado internacional.
Ainda em 2013 Ana Berredo foi selecionada no Edital Apoio ao Desenvolvimento do Design da FAPERJ, com o projeto “Desenvolvimento do Processo de Prototipagem Rápida para Linha de Joias Multifacetadas”. Concluiu o projeto em 2014.
Em 2014 Ana Berredo participou da mostra Rio + Design, promovida pela SEDEIS – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro. Este evento tem o objetivo de incentivar a utilização do design como ferramenta de inovação e agregação de valor ao produto fluminense.
Ana Berredo apresentou neste evento a linha de Joias Multifacetadas.
Em 2015 Ana Berredo participou da mostra Rio + Design com o Brinco Escher.
Ainda em 2015 Ana Berredo participou da mostra Rio + Design realizada em Milão, Itália, com as peças Anel Bumerangue, Coleção Expansão e Anel Marajoara - trabalhos feitos em metal e madeira.
Em 2016 Ana Berredo participou da Rio + Design com as peças Pistilo e Raízes.
Em 2017 Ana Berredo expôs, com o grupo Collect Brazilian Gallery, as peças Brinco Fava, Brinco Escaravelho, Brinco Crisálida, Brinco Cacho de Uvas, Brinco Realeza, Anel Talismã, Anel Roda Gigante, no Central Exhibition Hall Manege – Moscou, Rússia.
Ainda em 2017 Ana Berredo participou de uma exposição em Paris, França, com o grupo Collect Brazilian Gallery, no Carrousel Louvre. As peças expostas foram: Colar Paleta, Brinco Paleta, Brinco Vitória Régia, Brinco Escaravelho, Anel Chão de Estrelas, Anel Talismã, Anel Broto de Samambaia.
Em março de 2018 Ana Berredo participou da exposição Dubai Index 2018, em Dubai, UAE, com as peças: Brinco Costa Verde, Brinco Escaravelho Real, Brinco Cacho de Bananas, Anel Lagarta, Anel Diversidade e Brinco Véu da Noiva.